BLOG POSTS
From teacher to speaker: Como a visão de uma novata em início de carreira se tornou realidade 24 anos depois.
Leia mais
O ideal do desenvolvimento profissional contínuo na vida do professor de idiomas
Leia mais
From teacher to speaker: Como a visão de uma novata em início de carreira se tornou realidade 24 anos depois.
Novembro/2022
Logo no início da minha carreira pude visualizar possibilidades. Comecei a estudar e ler muitos livros na biblioteca de professores da escola da minha mãe e naquele momento decidi, eu quero ser assim quando eu crescer! Dar palestras, escrever, contribuir para o crescimento e desenvolvimento do ensino, da aprendizagem, e da educação. No contexto em que trabalhei por 19 anos, havia fomento pelo estudo, mas não pelo crescimento.
Foi só quando iniciei minha carreira solo, cheia de desafios e aprendizados que me lancei na direção daquelas metas antigas. no primeiro ano da Best Start comecei a oferecer cursos para professores, na época presenciais. Desde 2007 treinando e capacitando professores, eu sempre quis contribuir mais e sabia que podia modificar muitas vidas, professores e alunos, ao compartilhar conhecimento e experiência.
Em 2019 comecei como speaker e quebrei muitas barreiras. Transformei meu projeto número 1, o adult learners course, em workshop, e enviei a 'proposal' para o Braz Tesol. Desde então já foram 6 apresentações. E em 2020 comecei minha saga no mundo virtual: instagram, youtube ainda tímido, cursos online para teachers. Em 2023 lanço meu terceiro curso online no formato extensivo, o Teaching English to Adult Learners.
Seguimos.
O ideal do desenvolvimento profissional contínuo na vida do professor de idiomas
Janeiro/2023
As premissas de continuous professional development e lifelong learning são pedras a.. no tange a formação do professor de idomas. Mas o quanto conseguimos efetivamente viver esse espírito de ser um eterno aprendiz e incorporá-lo no ' hectic day-by-day' que vivemos entre planejamentos de aulas e entregas? O quanto a fossilização de conceitos, pré conceitos e a falta de desafiar antigos paradigmas compromete o processo de ensino aprendizagem? Vamos discutir.
Os maiores obstáculos ao desenvolvimento profissional contínuo para o professor sempre foram a falta de recursos financeiros para bancar o investimento, geralmente alto já que cursos de especialização e treinamentos em geral envolviam também o deslocamento para capitais onde a oferta se restringia, e também o tempo sempre muito escasso pressionado pelas tarefas que só se multiplicam.
Costumo dizer que a pandemia, entre tantos desafios e desgostos nos trouxe a facilidade de acessar oportunidades de desenvolvimento via internet do conforto do nosso lar. Vale enfatizar aqui a crescente oferta de cursos, webinários, e conteúdos ricos e de extrema relevância a custo zero. Aqui se faz necessária, entre tantas outras, uma habilidade notória do século XXI, a curadoria de conteúdos. Há que se munir de critérios para selecionar temas, conteúdos e profissionais. Os temas devem estar alinhados com prioridades pré definidas de acordo com a necessidade pessoal e o contexto de atuação do professor, da professora. O conteúdo deve ser pautado em teorias comprovadas, amplamente discutidas e fomentadas. E os profissionais a serem "seguidos" e consumidos deverão ser aqueles que pautem de teorias comprovadas, amplamente difundidas, e que conheça em profundidade o contexto de atuação dos profissionais daquele grupo ou contexto.
De uma forma ou de outra, aventurando-se por uma enxurrada de informações, aprende-se muito. Daí nascem critérios. E talvez este seja o processo mais eficaz. De trás para frente. O fato é que aqueles obstáculos que dificultavam e muitas vezes impediam que o professor, a professora pudesse melhorar suas práticas, e entender melhor os fatores que tornam sua maneira de ensinar mais eficaz, foram literalmente derrubados com o volume de conteúdo que temos hoje na palma da nossa mão.
Ouvi de uma diretora escolar "a pedagogia é uma das áreas que mais vive pesquisas e inovações." E com a digitalização dos conteúdos, mídias socias e compartilhamento de trabalhos acadêmicos e estudos de caso, o caminho longo e moroso entre teoria e prática foi reduzido ao seu mínimo. Professores, pesquisadores e escritores estão em tempo real postando suas experiências, seus sucessos e fracassos. Todos ganhamos. Aprendemos todos juntos todos os dias.
Os nossos alunos, o ensino, as instituições, e o mundo da educação precisa de renovação, e isso está nas nossas mãos. E aqui cabe perfeitamente o slogan da Associação Nacional de Professores de Inglês, o Braz-Tesol, italico "Be the change".
ABOUT ME
Hi I am Monique Barros. I am an English teacher and a Cambridge certified Teacher Trainer.
I have a degree in English and a Post Graduation in English Language Teaching and in School Management and Pedagogical Coordination.
I hold a Michigan ECCE, ECPE certificates, a Cambridge FCE and the TKT Modules 1, 2, 3. I also have San Diego University TEFL/TESL certificate and the School of International Training Tesol certificate.
I have been teaching since 1997. In 2007 I started my career as a Course Coordinator and Teacher Educator.
I am also a speaker at National and International Conferences.
As a freelance teacher educator, I have been assisting English language schools to develop their teachers by observing lessons and providing feedback, delivering sessions and workshops on topics such as:
lesson planning
classroom management techniques
teaching skills (speaking, writing, listening and reading)
teaching online